Em reunião realizada nesta sexta-feira (25), os motoristas de ônibus decidiram que podem entrar em greve no 1º dia de dezembro se o 13º não for pago

Assembleias realizadas em razão do “Dia Nacional de Mobilização e Paralisação Contra a Retirada de Direitos”, aconteceram por volta das 4h desta sexta-feira (25), em 29 empresas de Curitiba. Em decorrência das reuniões, algumas linhas sofreram breve atraso, mas os ônibus circulam normalmente ao longo da manhã.

Os encontros entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) e os trabalhadores serviu para esclarecer as razões do dia de luta, marcado para hoje. Nas assembleias, os motoristas e cobradores também autorizaram o sindicato a abrir indicativo de greve geral dos ônibus até 72 horas antes do dia 1º de dezembro, caso haja a propabilidade da primeira parcela do 13º salário não ser depositada até o dia 30 de novembro, prazo limite previsto em lei.

Com autorização dos motoristas e cobradores de ônibus, o Sindimoc buscará soluções para que a primeira parcela do 13º salário não sofra atraso. 

Boatos de greve

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SindiSinmoc) confirmou ao portal RICMais, por telefone nessa quinta-feira (24), que não haveria greve de ônibus nesta sexta-feira. Os boatos de uma possível greve nos transportes se espalharam na internet depois das notícias sobre o “Dia Nacional de Mobilização e Paralisação Contra a Retirada de Direitos”, que vai reunir protestos de diversas categorias de trabalhadores contra o governo de Michel Temer.

Mensagens compartilhadas pelo aplicativo WhatsApp alertavam as pessoas para não saírem de casa. “Não saiam de casa nesta sexta. Greve geral. Não terá ônibus em Curitiba”, diz um dos textos.

O Sindimoc negou o boato e informou que ocorreriam apenas assembleias nas empresas de transporte para discutir a reação da categoria no caso de atraso no pagamento do 13° salário dos trabalhadores. “Pode atrasar a saída dos ônibus em poucos minutos, mas não vai ter paralização”, disse o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Nos próximos dias está prevista uma reunião entre o Sindicato das Empresas de Transporte, o Sindimoc e a Urbs. A pauta do encontro deve ser o pagamento dos salários de novembro e dezembro, férias e 13° salário.