Decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (28), logo depois de uma manifestação em frente ao prédio da prefeitura
Os servidores da Urbs e Setran, que iniciaram greve nesta segunda-feira (27), decidiram manter a paralisação por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (28), logo depois de uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Curitiba que contou com a presença de aproximadamente 600 trabalhadores, segundo o sindicato. A greve afeta os serviços de limpeza e fiscalização do transporte público da capital, sem alterar o funcionamento dos ônibus, que continuam circulando normalmente.
Os trabalhadores reclamam do atraso no pagamento dos salários de julho, cujo valor deveria ter sido creditado no último sábado (25). Mesmo com depósito tendo ocorrido nesta terça-feira (28), os servidores votaram pela continuidade da greve.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná (Sindiurbano-PR), os servidores não aceitam a proposta de reajuste salarial apresentado pelo órgão. Passados mais de quatro meses do início da negociação coletiva, a empresa propôs a reposição salarial da inflação parcelada em cinco vezes, contraproposta rejeitada pela categoria. Os trabalhadores também recusaram a proposta da empresa que consistia em suspender a greve e aguardar até o dia 10 de agosto para que a direção da URBS apresentasse uma contraproposta financeira.
Estão em greve os trabalhadores da URBS, inclusive os cedidos a Setran, agentes de trânsito, orientadores do estacionamento regulamentado, trabalhadores da manutenção de estação tubo, a sinalização viária e a limpeza de equipamentos públicos como a Rodoferroviária, além dos funcionários da área administrativa da URBS e da Setran.
Em nota, a Urbs informa que apesar das dificuldades, motivadas por problemas que se acumulam há anos – como a redução de receita provocada, por exemplo, pela terceirização de equipamentos – agravados no cenário econômico atual do país, a direção reafirma seu compromisso de fazer todos os esforços possíveis para que o momento atual seja ultrapassado sem prejuízo aos servidores e à comunidade.