Curitiba - Após o registro de diversas mortes de peixes, o lago do Parque Bacacheri, em Curitiba, recebeu a instalação de dois chafarizes, nesta segunda-feira (03). Segundo a Prefeitura da capital, a medida tem como objetivo aumentar a oxigenação da água e reduzir o mau cheiro causado pela decomposição dos animais.

Parque Bacacheri recebe chafariz para evitar mau cheiro de peixes mortos
Situação afeta principalmente espécies como tilápias e carpas (Foto: Reprodução/Ric RECORD)

De acordo com o município, as mortes teriam sido provocadas pelas variações extremas de temperatura. Apesar da justificativa, moradores da região questionam por que o problema ocorre apenas no Parque Bacacheri, enquanto outros parques da cidade enfrentam as mesmas condições climáticas sem registrar mortalidade de peixes.

Investigação

Amostras foram encaminhadas para análise laboratorial e um laudo técnico deve confirmar as causas das mortes. O resultado deve sair em 30 dias. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) também seguem monitorando o lago e realizando o recolhimento dos peixes mortos.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil iniciou uma investigação formal para determinar a razão da recente morte de peixes no Parque Bacacheri. O objetivo principal do inquérito é verificar se o incidente é resultado de um crime ambiental.

“Estamos apurando se a situação foi causada por crime de poluição ou de emissão de fluentes, ou se existe alguma outra causa ainda desconhecida. E, portanto, nós já acionamos a perícia para que os peritos possam examinar o lago para que então nós possamos avaliar quais serão os próximos passos da investigação”, afirmou o delegado Guilherme Dias.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.