A prefeitura municipal de Curitiba emitiu um comunicado afirmando que o sistema de transporte coletivo da capital funcionará normalmente na próxima segunda-feira (23). A possibilidade de paralisação na próxima semana foi descartada durante reunião realizada na sede do Ministério Público do Trabalho, na tarde de sexta-feira (20), com a participação de representantes dos motoristas e cobradores, das empresas de ônibus e da Urbs. As discussões sobre as reividicações da categoria prosseguem.
Na última quarta-feira (18), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), havia protocolado um indicativo de paralisação a partir da zero hora do dia 23, em razão da falta de negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).
A greve seria motivada pelo descumprimento de um dissídio coletivo acordado no início do último mês de março. Este previa, entre outras coisas, reajuste salarial de 9,28%.