A Urbanização de Curitiba S/A anunciou o reforço das linhas de ônibus nos pontos de maior demanda para atender aos usuários do transporte no horário do pico da tarde nesta quarta-feira (8), feriado da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. 

De acordo com a Urbs, foram reforçadas linhas de biarticulados que atendem os terminais do Pinheirinho, Portão, Sítio Cercado, Cabral, Santa Cândida e Campo Comprido, a estação Eufrásio Correia e também colocados ônibus extras nas linhas Circular Sul, Campo Comprido CIC, Interbairros VI, Interbairros II e do Ligeirinho Inter 2.

Ônibus lotados no feriado

A decisão foi tomada depois que inúmeros passageiros de Curitiba e região metropolitana se revoltaram durante a manhã, quando se depararam com ônibus completamente lotados, atrasos de veículos e filas imensas nos terminais em plena pandemia de Covid-19. 

A superlotação ocorreu porque os ônibus funcionaram com tabela de feriado. No entanto, o dia da padroeira da capital é um feriado facultativo, e muitos trabalhadores precisam do transporte coletivo para chegar aos seus empregos. 

Passageiros usaram o Twitter para expressar a própria indignação contra a situação. “Alô RafaelGreca e Curitiba_PMC pq horário de feriado nos ônibus hj? Esqueceu do covid? Tá todo mundo trabalhando normal. Vc gosta mesmo de ver trabalhador sofrendo no busão lotado, né? Feriado é só pra rico, meu filho. Rico ñ usa ônibus”, escreveu um usuário.

Outra passageira reclamou que chegou atrasada para o serviço, enquanto um rapaz protestou que o ônibus estava lotado. “@Curitiba_PMC @pmpinhais Parabéns pelo dia de hoje. Horário de ônibus de domingo e extremamente LOTADOS. INTER 2 com ônibus pequeno e Pinhais/Rui Barbosa lotadissimo, as pessoas que esperavam nas estações tubos não conseguem embarcar. Em plena pandemia”, afirmou.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que o funcionamento do transporte público em escala de feriado é seguido todos os anos, nos dias 7 e 8 de setembro, respectivamente feriado da Independência e dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. “A alteração no horário de funcionamento foi divulgado pela Prefeitura com antecedência, em 3/9, juntamente com informações dos demais serviços públicos municipais”, afirmou o órgão.