Os próximos dias serão de temperaturas mais amenas e tempo estável no Paraná, após o tornado de categoria F3 que atingiu o estado entre sexta-feira (7) e sábado (8) e deixou seis pessoas mortas. Três homens e duas mulheres morreram em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pela tempestade, enquanto outra vítima foi registrada em Guarapuava.

imagem do sol ao amanhecer
Município de Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foi atingido por um tornado  (Foto: Reprodução/Pixabay)

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma massa de ar mais frio e ligeiramente mais seco passa a atuar sobre o estado, favorecendo dias de sol e temperaturas baixas ao amanhecer. No domingo (9), os termômetros devem registrar cerca de 10 °C nas regiões Centro e Sul. Ao longo do dia, o sol predomina e as temperaturas sobem, garantindo um clima mais agradável.

Alívio para Rio Bonito do Iguaçu

A estabilidade deve permanecer até pelo menos terça-feira (11), o que representa um alívio principalmente para as áreas mais atingidas pelo fenômeno. Já na quarta-feira (12), o aquecimento e o aumento da umidade devem favorecer o desenvolvimento de nuvens de chuva, com possibilidade de pancadas isoladas nas regiões Centro e Oeste.

A partir de quinta-feira (13), uma nova frente fria se organiza no Sul do país e deve avançar sobre o Paraná, trazendo chuvas mais intensas em alguns pontos. De acordo com Sheila Paz, gerente de meteorologia do Simepar é indispensável que a população acompanhe a situação.

“É importante que a gente vá acompanhando as atualizações dos modelos meteorológicos e as análise análise dos meteorologistas que vão manter sempre atualizados os sites e também as redes sociais”, disse meteorologista.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.