As altas temperaturas do mês de janeiro fizeram com que o consumo de água em Arapongas chegasse a 50% a mais do que a capacidade de produção do sistema. Por este motivo, a Sanepar vai implantar, a partir do próximo domingo (16), o sistema de rodízio no abastecimento de água na cidade.
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (13) pelo gerente da Sanepar na Região Nordeste, Carlos Roberto Pinto, e pelo gerente regional de Arapongas, Luiz Alberto da Silva, em entrevista coletiva aos veículos de comunicação da região.
Neste verão, o consumo em Arapongas tem sido, em média, de 27 milhões de litros d’água por dia, com picos que chegam a 30 milhões. Para atender a essa demanda, a Sanepar utiliza o sistema de reservação, mas isso não tem sido suficiente nos dias de temperaturas mais elevadas. “Temos uma defasagem na produção hoje de cerca de 30%. O sistema de rodízio evita que sempre os mesmos bairros fiquem sem água”, disse o gerente Luiz Alberto da Silva.
A cidade foi dividida em três setores de distribuição que ficarão fechados por 24 horas. Cada área corresponde à cerca de 10 mil imóveis e a falta de água vai afetar principalmente os moradores que não possuem caixa-d’água, ou que a mesma não seja compatível com o consumo do imóvel.
A Sanepar e a Associação Brasileira de Normas Técnicas orientam o uso de caixa- d’água com capacidade suficiente para fornecer água aos moradores por, no mínimo, 24 horas. De acordo com a companhia, o reservatório deve armazenar pelo menos 500 litros.
Para atender as escolas, creches e unidades de saúde, a Sanepar informa que irá dispor de caminhões-pipa. “Já nos reunimos com os diretores e não será necessário dispensar as aulas”, garantiu o gerente regional. A companhia reuniu-se também com o comando do Corpo de Bombeiros para que os caminhões sejam abastecidos diretamente na Estação de Tratamento de Água. Foram realizadas ainda reuniões na Prefeitura com lideranças comunitárias.
Moradores da cidade estão recebendo material informativo com o calendário dos dias em que cada grupo de bairros ficará sem água.
Além de Arapongas, o rodízio está sendo adotado em Assis Chateubriand, Francisco Beltrão, Toledo e Ponta Grossa. Em Guarapuava, o sistema foi implantado, mas está suspenso temporariamente desde quarta-feira (12), pois houve a colaboração da população.
Confira os grupos de bairros e o calendário do rodízio clicando aqui.
Veja o vídeo sobre o racionamento em Arapongas:
Uso consciente
A Sanepar recomenda, especialmente no período de rodízio no abastecimento, que a população priorize o uso da água para a preparação de alimentos e para a higiene pessoal.
– Lavar carros e calçadas deve ser adiado ou feito com o uso de baldes, ao invés de mangueira.
– Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar louças e roupas, é recomendado fechar as torneiras de pias e tanques.
– O tempo do banho também deve ser reduzido.
– É importante identificar vazamentos e consertá-los rapidamente.