As escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, permanecem com as aulas suspensas nesta terça-feira (11), em razão dos estragos provocados pelo tornado que atingiu o município na última sexta-feira (7).

imagens de escola em rio bonito do iguaçu, no paraná, após tornado
O tornado destruiu cerca de 90% do município (Foto: Fundepar)

Para auxiliar na recuperação da infraestrutura escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) destinou recursos emergenciais por meio do Fundo Rotativo: R$ 50 mil para o Colégio Estadual do Campo Ireno Alves dos Santos e R$ 25 mil para o Colégio Estadual Ludovica Safraider. O montante será usado em ações de limpeza e reparos nas áreas danificadas.

O Colégio Ludovica Safraider foi o mais afetado e permanecerá sem aulas por tempo indeterminado. As demais unidades estaduais não tiveram danos estruturais graves, mas ainda não retomaram o funcionamento devido à paralisação do transporte escolar, dos 30 ônibus utilizados no município, 22 foram danificados pela tempestade.

As aulas devem retornar de forma gradual

A expectativa é que o atendimento nas escolas do campo, que não sofreram prejuízos diretos, seja retomado a partir de quarta-feira (12). O Colégio Ireno Alves dos Santos deve reabrir as portas na quinta-feira (13).

Enquanto o transporte escolar não é restabelecido, os estudantes que dependem do serviço ou que estudam no Colégio Ludovica Safraider continuarão recebendo atividades por meio de planos de estudo, com materiais impressos ou aulas remotas.

A Seed-PR orienta pais e alunos a acompanharem os canais oficiais das escolas e do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul para atualizações sobre o retorno das atividades presenciais.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.