Aproximadamente 1.500 alunos participaram ao longo do ano das aulas gratuitas de ioga promovida nos bairros de Curitiba. O Programa Regionais, resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Curitiba e a Associação Yoga no Parque (AYP), começou em março e teve as atividades de 2014 encerradas nesta semana.

O início do projeto aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Cajuru e no Portal do Futuro Bairro Novo. Na sequência, as aulas foram expandidas, chegando ao Portal do Futuro Cajuru, na Vila Audi/União, e ao barracão da Igreja de São Pedro, em Santa Felicidade. O objetivo foi repetir o sucesso alcançado pelo Yoga no Parque, que há quatro anos oferece aulas gratuitas aos frequentadores do Parque Barigui, e recentemente no Jardim Botânico.

“Este programa nasceu da necessidade de atender pessoas que estavam longe dos parques e ficavam sabendo do projeto através das redes sociais. Não há seleção de público e no decorrer do trabalho presenciamos muitas transformações nas vidas dos praticantes nos quesitos saúde e bem estar”, afirma o professor Silvio Lopes, diretor da AYP.

Os participantes da atividade física confirmam a melhora na qualidade de vida desde que começaram a frequentar as aulas. A consultora de nutrição Vanderleia de Souza conta que sempre quis aderir à prática, mas faltava oportunidade antes do Programa Regionais. “Ajudou a ter mais equilíbrio e flexibilidade, além de ampliar o meu conhecimento interior e conhecer melhor as minhas limitações”, diz Vanderleia, que trabalha perto do Portal do Futuro Bairro Novo e já fazia musculação no local.

As atividades no Parque Barigui e Jardim Botânico continuam até o dia 20 de dezembro e retornam em 12 de janeiro. A programação completa está na página da AYP no Facebook https://www.facebook.com/yoganoparque.