Os motoristas que tiverem a carteira de habilitação suspensa agora também podem entregar o documento nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No total, o número de locais disponíveis para receber o documento passou de 101 unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) para 268 locais. A medida é válida a partir do dia 1º de julho.
A autoescola que receber a carteira terá três dias úteis para fazer a entrega no departamento, das 8h às 14h. Somente depois do recebimento do Detran, será emitido o número de protocolo e começará a valer o prazo de suspensão. A entrega da habilitação nas autoescolas não terá custo.
As autoescolas autorizadas a receber os documentos suspensos são as mesmas credenciadas pelo Detran a realizar os Cursos de Reciclagem para Motoristas Infratores. Desde 2012, mais de 34 mil pessoas fizeram as aulas nos CFCs.
De janeiro a maio de 2014, foram expedidas 53.750 notificações de suspensões no Paraná. Deste total, pouco mais de 29 mil pessoas entregaram a habilitação, como prevê a lei.