A Prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, decidiu proibir a prática de nudismo na Praia do Pinho, reconhecida historicamente como a primeira praia naturista do Brasil. A mudança será oficializada por meio de um decreto municipal que define novas normas para a utilização do local.

foto de praia do pinho
A prática de nudismo na Praia do Pinho teve início ainda em 1983 (Foto: Divulgação)

A nova regra começa a valer após sanção da prefeita

De acordo com a Banda B, a administração municipal apresentou, nesta quarta-feira (17), uma minuta que inclui a proibição no novo Plano Diretor do município, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores. As novas regras só entrarão em vigor após a sanção da prefeita Juliana Pavan (PSD), que já apresentou a proposta a associações de moradores das praias agrestes.

Representantes dos bairros Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho participaram da reunião. O texto do novo Plano Diretor, elaborado pelo Colégio de Delegados e submetido a todas as etapas de consulta pública, não prevê a destinação de nenhuma praia de Balneário Camboriú para a prática do naturismo.

A proibição vai de acordo com a vontade dos moradores da região

Segundo a prefeitura, a alteração atende a uma demanda antiga da comunidade e leva em consideração pedidos feitos por moradores e por forças de segurança.

O entendimento da administração municipal é de que, ao longo dos anos, a Praia do Pinho deixou de cumprir a proposta original do naturismo e passou a ser associada a práticas ilegais e a crimes de cunho sexual, o que também estaria gerando impactos negativos em praias agrestes da região.

“A Praia do Pinho, ao longo do tempo, infelizmente deixou de cumprir o propósito original e passou a ser cenário de situações que preocupam e ferem a legislação”, disse a prefeita.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.