O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou durante sessão plenária, nesta quinta-feira (9), pedido de aposentadoria da Corte. Barroso já havia deixado a presidência do STF no fim de setembro, sendo substituído por Edson Fachin.

“Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, afirmou Barroso.
Com a saída de Barroso, caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolher o substituto do ministro no STF.
Barroso confirmou que seguirá até a próxima semana na Corte para conseguir liberar processos que ainda estão sob responsabilidade dele.
Quem é Luís Roberto Barroso, ministro que anunciou aposentadoria do STF

Luís Roberto Barroso foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2012, após a aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto, aos 70 anos.
Nascido em em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.
Barroso atuou como advogado privado antes de ser ministro, tendo atuado em causas no STF anteriormente, como no caso da interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco e união homoafetiva.
*com informações de Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui