Uma criança que foi apelidada de ‘bebê sem rosto’ em Portugal festejou o seu segundo aniversário na última quinta-feira (7). Rodrigo nasceu, na cidade de Setúbal, sem nariz, olhos e parte do crânio e, na época, os médicos acreditavam que ele não iria sobreviver.
Em declarações anteriores ao Residente de Portugal, sua mãe, Marlene Simão, falou sobre o quão bem Rodrigo está apesar dos problemas médicos.
“Ele é um bebê como qualquer outro bebê”, disse. Além disso, ela contou que Rodrigo já consegue distinguir quem são as pessoas e é capaz de rir.
O caso ganhou manchete internacional na época porque o obstetra Artur Carvalho não havia detectado nenhum problema com o feto durante a gravidez. Foi apenas durante uma ultrassonografia 5D, com outro médico, que Marlene e seu pai David Ribeiro foram alertados sobre possíveis malformações.

Um processo criminal foi aberto depois que foi apurado que o médico era objeto de mais de uma dezena de denúncias sob investigação pela Ordem dos Médicos. Em outros cinco casos, ele supostamente também não detectou malformações em bebês em gestação.
O profissional foi inicialmente suspenso preventivamente por seis meses e depois expulso da Ordem dos Médicos em abril do ano passado. Ele chegou a recorrer, mas acabou se aposentando no dia 1º de julho de 2021, e o caso foi arquivado pelo Ministério Público, que afirmou não haver evidências de que ele tenha cometido um crime.
Rodrigo é acompanhado por outros médicos desde o seu nascimento e, em 2020, foi submetido a uma operação crucial para permitir o desenvolvimento do seu crânio.