Brasil - Um incêndio no Hospital César Cals, localizado no Centro de Fortaleza (CE), mobilizou profissionais de saúde, bombeiros e populares na manhã desta quinta-feira (13). Pelo menos três bebês precisaram ser retirados da unidade em leitos e incubadoras e foram levados temporariamente para lojas de um shopping popular próximo, enquanto aguardavam o transporte em ambulâncias.

colagem com fotos do incêndio que aconteceu em fortaleza
Imagens mostram intensa fumaça saindo do prédio e servidores ajudando na remoção de pacientes (Foto: Reprodução/ND Mais)

Segundo informações do site ND Mais, o fogo começou na subestação de energia do hospital e foi controlado por volta das 11h30. .

Em nota, a a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que as equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram rapidamente, evitando que as chamas se espalhassem. “Nenhuma área assistencial foi atingida e não há registros de feridos”, destacou o comunicado.

Pacientes foram transferidos para o Hospital César Cals

Após o controle da situação, os bebês e demais pacientes começaram a retornar às dependências do hospital. O governador Elmano de Freitas determinou, no entanto, a transferência de parte dos pacientes para outras unidades de saúde até que o funcionamento seja completamente restabelecido.

Durante entrevista coletiva, a secretária da Saúde, Tânia Mara Silva Coelho, explicou que o plano de contingência foi acionado e parte das remoções já foi realizada. “Cerca de 15 pacientes já foram transferidos, e as equipes se preparam para a transferência de outros 40 que estão na Unidade de Médio Risco. A situação está sob controle e as causas do incêndio estão sendo investigadas”, afirmou.

Tânia reforçou que o incêndio no Hospital César Cals não atingiu a área de atendimento e que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos pacientes.

“Primeiro queria esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação do hospital, subestação de energia, que é nas docas lá atrás, não foi dentro da área assistencial. A gente está fazendo um plano de contingência por segurança e proteção dos pacientes. Não existe nenhuma vítima. O incêndio foi na parte externa. Já está totalmente controlado, mas nós vamos ter que fazer algumas mudanças elétricas no hospital. Para garantir que não haja nenhuma complicação pra paciente nenhum, nós estamos agora fazendo a operação de comboio pra transferir os pacientes”, explicou.

Já a Enel Distribuição Ceará informou que “houve um defeito interno na rede de energia local, que é de responsabilidade do Hospital César Cals”. A empresa disse ainda que realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar para garantir o trabalho das autoridades e “deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

ComScore - Imagem de monitoramento oculto
Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.