Black Friday: aplicativo mostra locais mais procurados pelo consumidores

Publicado em 19 out 2022, às 13h27. Atualizado em: 20 out 2022 às 11h38.

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio e para os consumidores no Brasil, tanto para o varejo online quanto para o físico. Um estudo realizado pelo aplicativo de navegação no trânsito Waze mostra os setores mais procurados pelos consumidores.

Conforme a pesquisa, as lojas de vestuário cresceram (37%) em navegações no período da Black Friday de 2021, em comparação com a média anual. Os Shopping Centers (34%) e as locadoras de veículos (45%) encabeçam o pódio dos estabelecimentos com o maior crescimento no número de navegação neste período. 

Black Friday: locais mais consumidos

  • 45% Locadoras de veículos 
  • 38%  Casas de Câmbio 
  • 37% Vestuário
  • 34% Shopping
  • 32% Cuidados pessoais
  • 28% Lojas de brinquedos
  • 26% Hotéis e joalherias
  • 25% Restaurantes
  • 21% Lojas de departamento
  • 16% Lojas de música
  • 13% Fast foods
  • 9%   Supermercados

“O crescimento das navegações para lojas de vestuário não é uma grande surpresa, visto que muitos consumidores aproveitam a Black Friday para renovar o guarda-roupa”, analisou a gerente nacional do Waze, Heloisa Pinho.

A profissional ainda informou que o vestuário foi uma das categorias mais impactadas durante a pandemia, por isso

Além disso, vestuário foi uma das categorias mais impactadas durante a pandemia, aceleração percentual acaba sendo mais representativa neste momento de retomada versus outras categorias menos impactadas, como supermercados.

Black Friday: compras para última hora

“Já o número expressivo de crescimento das locadoras de carro e casas de câmbio pode ser um reflexo do comportamento da população pós-pandemia, que aproveitou a vacinação já avançada e o período de promoções para viajar”, acrescentou.

Dados do Waze apontam concentração nas navegações para estabelecimentos de varejo durante os últimos dias de novembro nos últimos três anos. A data ficou tão popular que ao longo de todo o mês de novembro, os lojistas já começam a fazer promoções.

“As pessoas continuam deixando para realizar as compras da Black Friday na própria data. Apesar das promoções antecipadas, o movimento ainda é maior na semana e dia oficial”, comentou Heloisa.

De acordo com a gerente, a expectativa é que nesse ano as navegações para o varejo sejam maiores que nos anos anteriores (com restrições) e até 2019, período pré-pandemia.