O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), vai convidar a blogueira cubana Yoani Sánchez para vir a Curitiba e usar a tribuna do Legislativo. “A Assembleia é a Casa do Povo paranaense. Dá espaço para que todas as vozes e setores se manifestem, exerçam a liberdade de expressão. Queremos Yoani aqui para colocar seus pontos de vista, com todas as garantias de respeito e segurança”, afirmou Rossoni.

Yoani Sánchez, que escreve o blog Geração Y (https://www.desdecuba.com/generaciony_pt/), é uma das mais conhecidas ativistas de oposição ao regime de Cuba.

Blogueira internacionalmente premiada, conseguiu deixar seu país pela primeira vez, depois de cinco anos de luta por um passaporte. Chegou ao Brasil na segunda-feira passada, primeira parada de uma viagem de três meses por vários países da América e da Europa.

Visita provoca tumulto na Câmara

A chegada de Yoani Sánchez ao Congresso Nacional provocou um grande tumulto no final da manhã desta quarta (20). Convidada para assistir à apresentação de um documentário em que ela critica o governo de Cuba, Yoani foi recebida por dezenas de deputados de oposição na chapelaria do Congresso, como é chamado o local de embarque e desembarque de parlamentares.

Ela chegou em uma van da Câmara dos Deputados, escoltada por homens da Polícia Legislativa. Por causa do grande número de parlamentares e de jornalistas à espera da blogueira, a passagem de veículos chegou a ser interrompida.

Depois de ser hostilizada por manifestantes durante a sua passagem por Recife e Feira de Santana, na Bahia – onde foi impedida de ver o documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão –, ela recebeu o convite do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para assistir ao vídeo na Câmara, em Brasília (DF).