O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), vai convidar a blogueira cubana Yoani Sánchez para vir a Curitiba e usar a tribuna do Legislativo. “A Assembleia é a Casa do Povo paranaense. Dá espaço para que todas as vozes e setores se manifestem, exerçam a liberdade de expressão. Queremos Yoani aqui para colocar seus pontos de vista, com todas as garantias de respeito e segurança”, afirmou Rossoni.
Yoani Sánchez, que escreve o blog Geração Y (https://www.desdecuba.com/
Blogueira internacionalmente premiada, conseguiu deixar seu país pela primeira vez, depois de cinco anos de luta por um passaporte. Chegou ao Brasil na segunda-feira passada, primeira parada de uma viagem de três meses por vários países da América e da Europa.
Visita provoca tumulto na Câmara
A chegada de Yoani Sánchez ao Congresso Nacional provocou um grande tumulto no final da manhã desta quarta (20). Convidada para assistir à apresentação de um documentário em que ela critica o governo de Cuba, Yoani foi recebida por dezenas de deputados de oposição na chapelaria do Congresso, como é chamado o local de embarque e desembarque de parlamentares.
Ela chegou em uma van da Câmara dos Deputados, escoltada por homens da Polícia Legislativa. Por causa do grande número de parlamentares e de jornalistas à espera da blogueira, a passagem de veículos chegou a ser interrompida.
Depois de ser hostilizada por manifestantes durante a sua passagem por Recife e Feira de Santana, na Bahia – onde foi impedida de ver o documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão –, ela recebeu o convite do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para assistir ao vídeo na Câmara, em Brasília (DF).