Um projeto de lei pretende proibir o bloqueio de vias públicas em Curitiba por causa de obras no horário de 8h às 9h e de 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A proposta, de autoria do vereador Colpani (PSB), será votada nesta terça-feira (6) no plenário da Câmara Municipal.
“Curitiba é a cidade brasileira com maior número de veículos por habitante. Desta forma, não é concebível que se realize bloqueio de via pública em horários de maior congestionamento, fazendo-se necessário adotar medidas que visem maior fluidez do trânsito para que não ocorra um colapso”, justificou o parlamentar.
De acordo com o texto, fica proibido o bloqueio em função de obra civil e arquitetônica, bem como, carga e descarga realizadas por veículos de tração automotora, elétrica, de propulsão humana, de tração animal, reboque ou semirreboque.
A regra não valerá para veículos empregados em serviços essenciais e de emergência, como ambulâncias, viaturas de policiamento, corpo de bombeiros, defesa civil, serviço funerário, água, luz, telefone, gás, trânsito, coleta de lixo e correio, entre outros.
Caso seja aprovada em primeiro e segundo turnos (na quarta-feira) e sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), a lei entrará em vigor na data de sua publicação.