Uma luz intensa, semelhante a uma bola de fogo, foi vista cruzando o céu de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), na madrugada desta terça-feira (14), chamando a atenção de moradores da cidade.

bola de fogo no céu em Pinhais
O registro foi feito no bairro Vargem Grande, às 04:36 da manhã (Foto: Colaboração/Marcelo José Moraes da Silva)

O fenômeno gerou especulações, mas, segundo o professor Carlos Coimbra Araújo, do Departamento de Engenharias e Exatas (Núcleo de Física) do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tudo indica que se trata de lixo espacial reentrando na atmosfera terrestre.

De acordo com Araújo, o que foi observado é um objeto que se fragmentou em várias partes, possivelmente restos de satélites ou estágios de foguetes que já não têm mais utilidade.

“Existem catálogos mantidos por órgãos como a Força Aérea dos Estados Unidos com objetos que estão ao redor da Terra e que não servem mais. Estima-se que existam centenas de milhões orbitando o planeta”, explicou o professor ao portal Ric.com.br.

Quando essas peças estão em órbita baixa, podem perder estabilidade e reentrar na atmosfera, gerando atrito que provoca aquecimento e o efeito luminoso observado, semelhante a uma estrela cadente.

Araújo ressalta que o fenômeno pode ser confundido com meteoros, mas, pelo padrão de múltiplos fragmentos caindo simultaneamente, a hipótese mais provável é que se trate de lixo espacial.

Veja o momento em que a bola de fogo passa pelo céu em Pinhais

(Vídeo: Colaboração/Marcelo José Moraes da Silva)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.