Desde o início da Operação Verão nesta temporada, que começou em 18 de dezembro, os bombeiros já salvaram 554 pessoas no litoral do Paraná. A média é de 19 resgates por dia. Os trabalhos de atendimento são feitos pelo Corpo de Bombeiros e os policiais e médicos do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer).

Até o momento, foram registrados apenas dois casos com vítimas fatais no litoral do Paraná. O primeiro aconteceu no dia 29 de dezembro do ano passado, no Balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, quando um jovem de 17 anos morreu afogado enquanto se banhava sozinho no mar.

A segunda vítima fatal também foi um adolescente de 14 anos, que foi arrastado por uma cabeça d’água no Rio Iporanga, em Morretes.

Orientações

Em 29 dias de Operação Verão, os salva-vidas também fizeram 21.738 orientações aos veranistas, como alertar sobre locais impróprios para banho ou situações que possam colocar em risco a vida do banhista.

Até 8 de janeiro, foram feitas 17 missões, entre salvamentos aquáticos e terrestres e remoções e resgates aeromédicos, além do patrulhamento policial. O helicóptero foi mais requisitado para a remoção aeromédica – levar pacientes de um hospital para outro.

 

Confira abaixo algumas dicas do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos:

– Tome banho de mar próximo aos postos de salva-vidas. Neste ano, são 99 postos na orla paranaense.

-Obedeça as áreas cobertas pelos salva-vidas. Elas são sinalizadas com bandeiras. Não saia deste limite.

– Atenção com as crianças, mesmo quando o salva-vidas estiver por perto.

– Se ingerir bebida alcoólica, não entre no mar.

– Mesmo que saiba nadar, vá acompanhado de outra pessoa, que poderá ajudá-lo caso tenha algum mal estar na água.

– Nade longe de pedras, píers ou embarcações.

– Cuidado com os locais com pouca ou nenhuma quebra de ondas. Estas áreas podem concentrar correntes de retorno, que puxam o banhista mar adentro.