Alegoria gigante do ex-presidente vestido de presidiário deve passar por outras regiões da capital

O boneco inflável gigante que satiriza o ex-presidente Lula chegou a Curitiba e foi inflado na manhã desta quarta-feira (2), durante uma manifestação contra a corrupção em frente à sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. O local foi escolhido pelos membros do Movimento Brasil Livre (MBL) por abrigar alguns dos réus da Operação Lava Jato. Os organizadores de protesto, que contou com aproximadamente 150 participantes, pretendem levar o boneco ainda hoje ao Ministério Público Federal, à Praça Santos Andrade, e à Boca Maldita.

A alegoria, que teria custado aproximadamente R$ 12 mil, tem 12 metros de altura, 100 kg quando está vazio e 500 kg quando fica cheio de ar. O boneco inflável apareceu pela primeira vez em Brasília na manifestação do dia 16 de agosto e passou por São Paulo na semana passada, quando uma militante contrária ao movimento chegou a furá-lo com um estilete.

Após o episódio, o boneco passou a ser escoltado por seguranças privados. Depois da manifestação em Curitiba, ele deve ser levado depois para Belo Horizonte, Vitória, e voltar para são Paulo.