Brasil - O Brasil vai lançar ao espaço, nesta quarta-feira (17), o primeiro foguete comercial a partir do território nacional. Produzido com tecnologia sul-coreana, o Hanbit-Nano será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, às 15h45, no horário de Brasília.

A operação inédita será chefiada pela Força Aérea Brasileira (FAB), e marca um novo momento do Programa Espacial Brasileiro. A missão, denominada Operação Spaceward, conta com cerca de 400 profissionais envolvidos, entre brasileiros e sul-coreanos.
O foguete não tripulado possui 21,8 m de comprimento, 1,4 m de diâmetro, e 20 toneladas. A propulsão do equipamento é híbrida, com combustível sólido e líquido.
O veículo espacial levará a bordo cinco satélites que vão trabalhar em diferentes frentes de pesquisa e análise de dados, à órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km.
“É um marco que demonstra nossa maturidade técnica e insere o Brasil no mercado global de lançamentos comerciais. Alcântara se firma como um polo estratégico espacial, atraindo investimentos, empresas e inovação. É um passo significativo para o futuro do Brasil no espaço”, afirma o chefe da Divisão de Operações do CLA, Major Engenheiro Robson Coelho de Oliveira.
*com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.