O cenário das ruas de Cascavel é motivo de reclamações há muito tempo. “Tenho muito a reclamar sobre as vias da cidade, elas precisam ser reformadas com urgência. Em todo lugar onde passamos encontramos buracos, principalmente em vias rápidas, como a Rua São Paulo, em que a prefeitura começou arrumar e deixou a obra pela metade. Temos que cuidar com o trânsito e com as ruas para não perdermos um pneu dentre os inúmeros buracos.”
Queixas como a da cascavelense Diennifer Machado são comuns no município. Várias ruas têm apresentado problemas e em algumas delas a situação já é antiga. Há quase sete meses, moradores próximos a Rua Pio XII precisam fazer outro caminho para sair de casa. O asfalto apresenta problemas de escoamento de água e cedeu em janeiro. Deste então a rua não foi arrumada. A via, que liga os bairros Neva e Parque São Paulo, está interditada e sem previsão para conclusão de obras.
Nestes casos o trabalho deve ser efetuado pela prefeitura em parceria com a Sanepar. Mas até agora somente a parte da Sanepar foi concluída. Há previsão de que a primeira etapa a ser realizada pela prefeitura ocorra dentro de um mês, sem estimativa de conclusão para os reparos.
Em outro ponto do município a situação é ainda mais crítica. No dia 12 de março deste ano, o asfalto da Rua José Hermito de Sá cedeu e um carro com cinco pessoas caiu no buraco. Mesmo assim o trecho continua em situação precária. Os moradores da região não conseguem passar de um lado para o outro próximo à rua em razão da cratera.
No local, crianças circulam próximas ao buraco, expostas ao perigo constantemente. A prefeitura da cidade iniciou obra, mas o trabalho também não tem previsão de término.