Na manhã desta terça (28), a assessoria da Caixa Econômica Federal emitiu uma nota, afirmando que a flexibilização do saque para o benefício do Bolsa Família, fora da data prevista no calendário, não motivou o tumulto registrado no sábado (18) e domingo (19), quando os beneficiários resgataram R$ 152 milhões, em razão de um boato de que o benefício seria suspenso. O banco afirmou que 900 mil saques foram realizados em apenas dois dias.
Segundo a Caixa, o fato de o calendário estar liberado evitou um problema maior caso as famílias não tivessem acesso ao seu benefício.
A nota afirma ainda que, diante dos acontecimentos registrados naquele período, a preocupação do banco foi de transmitir segurança e tranquilidade aos beneficiários de que os pagamentos estavam assegurados, além de evitar quaisquer outros fatos que provocassem o surgimento de novos tumultos, principalmente em razão das consequências danosas dos boatos. A partir de segunda-feira (20), o pagamento foi normalizado em todos os estados.
O banco enfatiza que tem total interesse na apuração dos fatos e reafirma que aguarda as investigações da Polícia Federal em relação a origem dos boatos.