O forte calor que atinge as cidades paranaenses há pelo menos três semanas têm aumentado o consumo de água em diversas regiões. Em algumas cidades, no mês de janeiro, o consumo foi vinte vezes maior do que o verificado em dezembro. Em muitos locais, problemas de abastecimento já são uma realidade.

Em Assis Chateaubriand, no oeste do Estado, a Sanepar implantou um rodízio na distribuição.  A medida, que afeta todas as regiões da cidade, foi adotada após o Instituto Meteorológico Simepar registrar temperaturas recordes no município, acima dos 40 graus. Para atender todas as regiões diariamente, a cidade foi dividida em três setores que terão fechamentos alternados a cada quatro horas: das 8h às 12h; das 12h às 16h e das 16h às 20h.

O consumo de água em Assis Chateaubriand cresceu cerca de 25% em relação ao período de inverno. As mais de 9 mil ligações de água da cidade estão consumindo diariamente mais de 5,5 milhões de litros de água por dia. A partir de dezembro, a Sanepar aumentou em 10% o volume de água distribuído. No entanto, este acréscimo ainda é considerado insuficiente.

Se o calor continuar, medidas semelhantes podem vir a ser adotadas em outras cidades da região Oeste.