O Paraná deve enfrentar um fim de semana marcado por calor intenso, predomínio de sol e mudanças no tempo que antecedem a chegada de dezembro. De acordo com a Climatempo, o sábado (29) será de tempo firme na maior parte das regiões, enquanto o domingo (30) já registra uma elevação acentuada das temperaturas, impulsionada por ventos quentes vindos do interior do continente.

foto do sol para ilustrar calor no paraná
Calor intenso se mantém ao longo do fim de semana (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

O sábado (29) será de predomínio de sol em praticamente todo o estado. Apenas o Litoral e alguns pontos do Leste podem registrar chuva fraca e passageira ao longo do dia. Nas demais regiões, o tempo fica estável, e o calor ganha força.

Foz do Iguaçu, por exemplo, pode registrar máxima de até 37°C, com baixa umidade. O cenário será de ar seco e calor mais persistente no Noroeste e no Norte do Paraná.

No último dia do mês, o sol volta a predominar em todo o estado. A circulação de ventos quentes favorece a elevação ainda maior das temperaturas, deixando o ambiente abafado. Os termômetros podem ultrapassar 37°C em Londrina e Paranavaí.

Entretanto, durante a noite, uma área de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai começa a se intensificar, trazendo instabilidades para regiões do sudoeste e sul do Paraná. Há possibilidade de pancadas de chuva com raios e trovoadas.

Após calor intenso no Paraná, dezembro começa com chuva

O mês de dezembro inicia com maior instabilidade no Paraná. A intensificação da área de baixa pressão, reforçada por perturbações em níveis mais altos da atmosfera, favorece a formação de pancadas de chuva a partir do final da manhã de segunda-feira (1°).

O primeiro impacto deve ocorrer no Oeste e Sul, onde há previsão de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento.

Ao longo do dia, as instabilidades se espalham para as demais regiões do interior, com risco de temporais, principalmente na metade oeste e sul do estado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.