Curitiba - Os dias de refresco nas temperaturas ao redor do Paraná não devem durar muito. As temperaturas mais amenas devem permanecer somente no leste do estado nos próximos dias, mas o calor volta com força nas demais regiões já a partir de quinta-feira (13).

Após a queda significativa de temperatura com a chegada de uma frente fria, especialmente nesta terça-feira (11), o clima volta a esquentar progressivamente a partir de quarta-feira (12). A partir de então o forte calor predominará, principalmente no Norte e na fronteira com o Paraguai, no extremo Oeste do Paraná. Já na região de Curitiba a temperatura demora um pouco mais para subir, junto com a chegada do Outono, que começa em 20 de março.
Temperaturas caíram em todo o estado com a chegada de uma frente fria
Conforme o Simepar, as temperaturas tiveram uma variação considerável nos últimos dias, com o avanço de uma frente fria ao longo do estado. No domingo, a menor temperatura foi registrada em Palmas, na região central: 14,1°C. Já a maior temperatura foi em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde os termômetros chegaram aos 39,2°C.
Também no domingo, outras cidades tiveram a temperatura mais alta de 2025: Altônia, com 38,4°C; Apucarana, com 33,2°C; Fernandes Pinheiro: 33,8°C; Lapa: 33°C; Londrina, onde chegou a 36°C; Ponta Grossa, com 33,4°C; Santo Antônio da Platina, com 35,8°C; e Umuarama: 36,9°C.
No entanto, o calor já diminuiu na segunda-feira (10), especialmente na RMC e no Litoral. E nesta terça-feira todo o estado tem temperaturas mais amenas.

“Nesta terça-feira tem previsão de chuva em todo o Paraná. Isso faz com que diminua um pouco a temperatura, principalmente no Oeste e Noroeste, onde as máximas não devem ultrapassar os 26°C. Porém, a partir de quarta as temperaturas já voltam a subir. O sol volta a predominar com maior intensidade, com chuvas isoladas no período da tarde nestas regiões”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Calor volta com força ao longo da semana
Na quinta, na região Oeste, na fronteira com o Paraguai, as máximas devem chegar a 30°C novamente. A previsão é a mesma para as regiões de Paranavaí, Londrina, Maringá e Umuarama. Na sexta, em Jacarezinho, a previsão é de 32°C.
Somente na faixa mais a leste é que as temperaturas não subirão tanto. Em Curitiba, as máximas não devem ultrapassar os 27°C nos próximos 15 dias. As temperaturas também devem ficar amenas no Litoral. “Na região Leste há a influência dos ventos que sopram do oceano. Eles mantém a nebulosidade entre a RMC e o Litoral até fim desta semana”, ressalta Barbieri.
Chuva forte baixou a temperatura na região de Curitiba
As temperaturas despencaram nesta região do estado após as fortes chuvas do último domingo. Em Curitiba, a máxima caiu de de 32,2°C no domingo para menos de 25°C na segunda-feira.
A chuva na RMC foi expressiva. Em Pinhais, rajadas de vento de 75km/h por volta de 16h30, somadas a um acumulado de pelo menos 15,6mm de chuva, causaram prejuízos. Já em Araucária foram 45mm de chuva entre as 18h e as 21h. Em Balsa Nova foram 20mm em 1h (13mm em apenas 15 minutos, às 20h45). Em São José dos Pinhais foram 51,2mm após as 17h45 de domingo, dos quais 23mm foram em apenas 15 min, às 18h.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.