A Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a isenção do IPVA, o imposto estadual sobre propriedade de veículos automotores, para veículos com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, oriundo do Senado, foi aprovado em dois turnos na última terça-feira (2) e segue agora para promulgação do Congresso Nacional, restando apenas este passo para entrar em vigor.

No primeiro turno, foram 412 votos a favor e apenas quatro contrários. No segundo, 397 votos a favor e três contra. Por se tratar de uma emenda constitucional não é necessária a sanção do presidente da República.
A PEC 72/23 prevê a isenção para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos. Na prática, a mudança proíbe a cobrança do imposto nesses casos, concedendo a chamada imunidade tributária. A medida não se aplica a micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.
Paraná já tem isenção do IPVA para veículos com mais de 20 anos
Segundo o relator na comissão especial que analisou a proposta, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a PEC harmoniza a legislação nacional com a prática de estados que já não cobram IPVA de veículos antigos.
“A proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, disse o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), relator da proposta.
A medida deve impactar principalmente estados que ainda não oferecem o benefício, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina, reduzindo a arrecadação estadual com esse imposto.
No Paraná, a isenção do IPVA para veículos com 20 anos ou mais de fabricação já é realidade. E recentemente, o estado passou a ter o menor IPVA do Brasil. A alíquota do imposto foi reduzida de 3,5% para 1,9% do valor venal de automóveis, motocicletas e caminhonetes, após uma lei ser sancionada pelo do governador Ratinho Júnior.
PEC traz economia para donos de veículos
Durante o debate em plenário, o relator da proposta, deputado Euclydes Pettersen, defendeu federalizar a isenção do IPVA. “Estamos retirando esse tributo para as pessoas que já pagaram outro carro por meio do imposto”, disse ele, ao citar o cálculo do pagamento do IPVA ao longo de duas décadas.
Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG), o projeto beneficia cidadãos mais humildes e sem condições de comprar carros novos. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em todas as condições de funcionar bem”, disse.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui