Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba discutiram, durante sessão plenária desta quarta-feira (12), a proibição do uso de celulares e outros eletrônicos nas escolas públicas municipais. A sugestão foi protocolada pelo vereador Dirceu Moreira (PSB), que argumentou que os equipamentos contribuem para a “desconcentração dos alunos e a exposição de professores”.

“O celular hoje é usado tanto para o envio de mensagens, quanto para jogos online. A sugestão tem o objetivo de assegurar a essência do ambiente escolar, onde a atenção do aluno deve estar integralmente direcionada aos estudos, na fixação do aprendizado passado pelos professores, sem que nada possa competir ou desviá-lo desse objetivo”, afirmou o vereador.

Apesar de apoiar a iniciativa, a líder do PT, Professora Josete, fez ressalvas quanto à justificativa de Dirceu Moreira. Para a vereadora, não cabe ao Legislativo debater esses mecanismos de controle. “As escolas têm que ter autonomia. O professor ou a escola é quem deve determinar quando o celular poderá ser usado em sala de aula. Se há um descontrole, a proibição deve ser debatida dentro dos conselhos das instituições de ensino”, completou.

A proposta volta para discussão na ordem do dia da próxima sessão plenária no dia 17 de junho.