A Campanha da Fraternidade deste ano começa a partir desta quarta-feira (22) e traz como tema “Fraternidade e Fome”.
Pela terceira vez o tema da fome será tratado em uma CF pela Igreja no Brasil. Na apresentação do texto, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”.
O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.
Entenda a escolha do tema
Diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional, o tema foi escolhido logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, entre os dias 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema “Pão em todas as mesas”.
O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida de sua alimentação.
Objetivo da campanha
A Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome pela terceira vez.
O lema da CF 2023 segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. E a campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus.