O Mercado Municipal de Curitiba recebeu neste sábado (12) a “Blitz da Redução do Lixo”, comandada pelo Dr. Sigmundo, um dos personagens da campanha lançada pela prefeitura para estimular a população a reduzir o volume de resíduos encaminhados para a coleta. O personagem circulou pelo mercado divulgando dicas sobre reciclagem e redução do lixo e convidando as pessoas a darem sugestões sobre o assunto.

O estudante Vincenzo Dalecane, 10 anos, foi um dos primeiros a colocar a sua dica no mural da blitz. “Minha dica é sobre a importância de utilizar todo o alimento. Muitas vezes as cascas e sementes de frutas não precisam ser jogadas no lixo”, disse o garoto.

A professora Luci Gurgel ressaltou a importância da mudança de hábito em casa: “É uma questão cultural. Antes falavam da importância da reciclagem e isso já foi absorvido no dia a dia. Agora precisamos ficar atentos ao quanto jogamos fora. Muitas coisas podem ser reaproveitadas, até para fazer adubo, como a casca da batata, que é ótima para isso”.

Curitiba produz diariamente 1,8 mil toneladas de resíduos, o que significa que cada morador da cidade descarta, em média, um quilo por dia. Quanto maior a produção de lixo, mais a natureza fica sobrecarregada.

“Reduzir o volume de lixo é um hábito cada vez mais urgente e o processo começa com as escolhas que fazemos durante as compras. É um grande desafio que estamos propondo a enfrentar e a participação da população será essencial para atingirmos resultados efetivos”, afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Campanha

A principal intenção da campanha é incentivar os cidadãos a reduzirem a quantidade individual de lixo gerado. Para isto, o terapeuta Dr. Sigmundo aconselha, por exemplo, que antes de ir ao supermercado, seja calculada a quantidade de comida necessária, para evitar desperdício. “Pães esquecidos no pacote sofrem de rejeição. Tratamento indicado: fazer uma torrada”, sugere numa das peças.

Outras dicas do personagem são organizar a despensa com produtos mais próximos da data de validade na frente; preferir comprar produtos com menos embalagens e evitar o uso excessivo de copos de plástico.