Canteiro de obras de Central Geradora Hidrelétrica é inundado após rompimento de barragem

Publicado em 25 mar 2022, às 12h36. Atualizado às 13h39.

A grande quantidade de Chuva que caiu nas últimas 24h, na região Oeste e Sudoeste do Estado, causaram o rompimento das barragens provisórias feitas para construção da CGH (Central Geradora Hidrelétrica) Alceu Viganó I, em Cruzeiro do Iguaçu, no Paraná. A barragem danificada fica a 4.6 km da Usina Foz do Chopim. 

O grande acúmulo de água fez com que ocorresse o rompimento da barragem e acontecesse a inundação do canteiro de obras. O fluxo de água foi concentrado no Rio Chopim.

As ensecadeiras, local onde é montado a estrutura de obras para construção da CGH, têm altura de seis metros de queda, que foram totalmente tomadas pela água.

“Quem olhar o rio neste momento não vai perceber a obra da CGH, por que ela foi totalmente tomada pelo Rio Chopim, é necessário que baixe o fluxo para que as obras sejam retomadas. Neste momento as ensecadeiras foram abertas e não houve alteração significativa no nível do rio.”

2° Tenente Moisés Iurk – Comun. Social 10° Grupamento de Bombeiros de Francisco Beltrão

Os moradores, que ficam abaixo do fluxo do rio, foram avisados e a Usina Foz do Chopim está ciente do ocorrido. 

Durante o rompimento, que aconteceu próximo às 9h da manhã, não houve pessoas feridas, apenas danos materiais. 

CGH Alceu Viganó I

O empreendimento está sendo construído na margem esquerda do rio Chopim e sem a necessidade de desvio do curso natural do rio.

(Foto: divulgação)

A CGH Alceu Viganó I, possui queda de 4,70 m, com vazão turbinada de aproximadamente 129,00 m³/s, e potência instalada de 5,00 MW. Terá 2,0 unidades geradora em sua operação.

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!

Mostrar próximo post
Carregando