Curitiba - O Carnaval de Curitiba 2026 já começa a tomar forma, e as escolas de samba que vão desfilar na capital precisam ficar atentas às regras estabelecidas para a festa. O regulamento oficial, elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), define critérios como tempo de desfile, quesitos de julgamento, penalidades e obrigações das agremiações.

Critérios de avaliação
Com cinco escolas em cada grupo, as agremiações serão avaliadas por uma banca formada por 18 jurados, além de três suplentes. Os avaliadores serão responsáveis por julgar os seguintes quesitos previstos no regulamento:
- Bateria;
- Comissão de Frente;
- Harmonia;
- Enredo;
- Samba-Enredo;
- Mestre-Sala e Porta-Bandeira;
- Conjunto;
- Alegorias e Adereços;
- Fantasia.
Ao fim das apurações, a escola com a menor pontuação do Grupo Especial é rebaixada, com a campeã do Grupo de Acesso herdando a vaga para o próximo ano.
Regras dos desfiles
Os desfiles do Grupo Especial e do Grupo de Acesso possuem algumas diferenças nas regras, definidas para garantir uma avaliação justa e equilibrada de todas as escolas.
Grupo Especial
- Número mínimo de componentes: 230;
- Número de carros alegóricos: 2;
- Tempo de desfile: 65 minutos.
Grupo de Acesso
- Número mínimo de componentes: 160;
- Número de carros alegóricos: 1;
- Tempo de desfile: 50 minutos.
Prefeitura de Curitiba lança edital para o Carnaval 2026
Para garantir organização e estrutura da festa popular que mais representa a cultura brasileira, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou o edital de apoio ao Carnaval de Curitiba 2026.
O edital publicado pela Fundação Cultural de Curitiba é direcionado a escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade. As inscrições ficaram abertas até 12 de agosto. Ao todo, foram selecionadas até 15 propostas artísticas e culturais, divididas entre quatro modalidades: Escolas de Samba do Grupo Especial, Grupo de Acesso, Escolas Iniciantes e Blocos Carnavalescos.
“O Carnaval de Curitiba vem crescendo de forma organizada e com estrutura a cada ano, e essa qualidade precisa ser mantida e fortalecida. Por isso vamos liberar os recursos antecipadamente para vocês começarem os trabalhos logo. Façam uma festa ainda mais bonita e lotem a avenida de público. Curitiba tem Carnaval, e dos bons”, destacou o prefeito de Curitiba.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.