Quem está pensando em tirar a carteira de motorista, deve ficar atento a alguns passos e requisitos. O primeiro passo é ter, pelo menos, dezoito anos completos e saber ler e escrever. A categoria tipo B, a mais comum e que permite que os motoristas dirijam carros, ou a A, também frequente, que refere-se a motos, exigem alguns passos.
Veja abaixo quais são eles e como tirar carteira de motorista.
Cadastro biométrico
Aspirantes a motoristas devem comparecer ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para que haja a coleta e o registro das suas impressões digitais.
Exames
Logo após o cadastro das impressões digitais, o candidato poderá participar dos exames médicos e psicotécnicos. O agendamento é realizado no Detran e marcado na clínica autorizada mais próxima.
Curso
Com tudo certo nos exames, é hora de você participar das aulas teóricas sobre trânsito, legislação e primeiros socorros. É obrigatório que esta etapa seja concluída em uma autoescola, conhecida formalmente como Centro de Formação de Condutores (CFC). A carga horária mínima é de 45 horas/aula. O aluno deve fazer um teste ao final.
Aula prática
Além da formação teórica, o candidato também deverá fazer aulas práticas antes de tirar carteira de motorista. Hoje são exigidas 25 aulas feitas em autoescolas, sendo que quatro devem ter sido aplicadas durante a noite. Caso o motorista não se sinta seguro com estas primeiras 25 aulas, ele pode fazer outras antes do exame prático.
Exame prático
Após as aulas práticas, é hora de marcar seu teste prático para tirar a carteira de motorista provisória. Se for reprovado, você poderá marcar uma nova data quinze dias após a reprovação.
Em caso de aprovação, você poderá tirar sua primeira habilitação. Ela é temporária e válida por um ano, período em que o motorista não pode cometer nenhum tipo de infração que lhe cause mais do que quatro pontos na carteira. Se isso acontecer, todo o processo deve ser reiniciado.
Caso tudo aconteça da melhor forma, então você receberá sua carteira de habilitação definitiva. Não se esqueça de andar com cuidado, respeitar a sinalização e praticar a direção defensiva.
Para tirar a carteira de motorista, o interessado deverá se preparar para gastar, pelo menos, R$ 1500, já que não é possível se livrar das taxas e guias exigidas pelo Detran. Além disso, aulas práticas excedentes podem ter um valor salgado.