Brasil - Nesta quarta-feira (15), em celebração ao Dia dos Professores, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), anunciou a abertura do sistema da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento, com validade em todo o território nacional, é voltado a professores de todos os níveis e etapas da educação, tanto das redes públicas quanto privadas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a descontos em eventos culturais e a novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil.

O sistema de solicitação da CNDB será aberto na quinta-feira, 16 de outubro, por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br. Para ser elegível, é preciso que o docente tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.
Como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil
Se o professor atender aos critérios exigidos, o sistema exibirá automaticamente seus dados pessoais e informações de vínculo com a instituição de ensino. Em seguida, será necessário conferir e confirmar as informações apresentadas. Caso algum dado esteja incorreto, o docente deverá entrar em contato com a instituição empregadora para solicitar a correção.
Depois dessa etapa, será preciso preencher o endereço completo e os contatos (e-mail e telefone) e, na sequência, enviar uma foto conforme os parâmetros indicados pelo sistema. Nesse momento, o professor poderá visualizar a prévia da sua CNDB, já com foto e dados completos.
Se tudo estiver correto, basta confirmar a emissão. Ao final do processo, o sistema disponibilizará a versão digital da CNDB, que poderá ser baixada e já garante o acesso aos benefícios do Mais Professores.
Mais Professores
Durante o evento realizado no Rio de Janeiro, foram apresentados os novos benefícios nacionais do programa Mais Professores. Entre eles estão meia-entrada em eventos culturais, como cinemas, teatros e shows, ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições especiais, descontos em hotéis e as primeiras vantagens do #TôComProf, que reúne benefícios em lojas físicas, plataformas de e-commerce e diversos serviços.
O Ministério da Educação (MEC) também anunciou que 100 mil professores serão premiados com computadores, além do lançamento da nova versão do Portal de Formação Mais Professores, que oferecerá cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado.
Criado em janeiro de 2025, o Mais Professores é um conjunto de ações integradas voltado à valorização e qualificação do magistério da educação básica, além de incentivar a carreira docente no país.
O programa pretende alcançar cerca de 2,7 milhões de docentes em todo o Brasil, com iniciativas como Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Prova Nacional Docente, Portal de Formação e outras ações de valorização desenvolvidas em parceria com bancos públicos e ministérios.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui