Na manhã desta segunda-feira (9) a Prefeitura de Cascavel, em reunião com a Defesa Civil Municipal, avaliaram os problemas provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias, decretando Situação de Emergência na cidade.
A medida prevê agilizar o atendimento aos afetados e iniciar obras de reparo, sem a necessidade de licitações que demoram muito para serem liberadas. Além disso, 11 equipes com trabalhadores das secretarias de Serviços e Obras Públicas e de Agricultura foram formadas para ampliar a atuação.
A Defesa Civil Municipal recebeu mais de mil chamadas de moradores desde o início das tempestades, na sexta-feira (6). Foram mais de 70 milímetros por dia, e os principais bairros afetados foram Canadá, Universitário, Novo Milênio, Tropical e Veneza. Casas ficaram destelhadas, houve alagamentos, e quedas de muros.
Segundo a Prefeitura, até o momento já foram distribuídos mais de 12 rolos de lona, com 100 metros cada. Uma vistoria nas 23 fontes e nascentes do município deve ser realizada, para que a população possa usar desse recurso, até que abastecimento da Sanepar volte ao normal. Caminhões-pipa foram disponibilizados para atender postos de saúde, creches, escolas e hospitais.