Direção do hospital afirma que não há motivos para preocupação entre a população e que a interdição tem caráter preventivo

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, localizado na cidade de Matinhos, no Litoral do Paraná, está interditado nesta sexta-feira (25)para desinfecção após um caso de meningite viral ter sido atendido no local. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o atendimento volta ao normal no sábado (26).

A meningite viral não é tão perigosa quanto a meningite bacteriana, responsável pelos quadros mais críticos e até letais da doença. Por este motivo a direção do hospital afirma que não há motivos para preocupação entre a população e que a interdição do local tem caráter preventivo.

Para não prejudicar a população que precisar de atendimento médico nesta sexta-feira (25), a secretaria municipal de Saúde de Matinhos fez uma parceria com as secretarias de Pontal do Paraná, Guaratuba e Paranaguá. Os atendimentos de urgência e emergência, no entanto, continuam normais em Matinhos.

Vacinas

A rede pública de saúde oferece gratuitamente duas vacinas contra a meningite. A partir dos três meses de idade, a criança tem à disposição a vacina contra a meningite tipo C. São duas doses que devem ser aplicadas até os dois anos de idade.

Existe ainda a vacina contra a meningite tipo B, que tem índice de letalidade de cerca de 30% e pode causar graves sequelas, como surdez e amputação de membros.

Para as pessoas com 60 anos ou mais, é ofertada a vacina pneumocócica 23 valente, que protege, entre outras doenças, contra as meningites bacterianas.