A Prefeitura de Maringá abriu uma licitação para reativar os espelhos d’água da Catedral, que estão desativados desde 2018 por causa de rachaduras e infiltrações. O investimento da obra é de quase R$ 3 milhões. 

O secretário de Inovação, Aceleração, Comunicação e Turismo de Maringá, Marcos Cordiolli, explica que a prioridade é reativar os espelhos d ‘água com uma estrutura resistente, para que problemas de rachaduras e infiltrações não voltem a acontecer no local.

Segundo ele, a maior parte dos custos decorrem de uma manta de concreto bastante resistente que está prevista para o local, considerado ponto turístico de Maringá

Cordiolli explica que o processo de licitação para essa reforma já está em andamento. O secretário ressalta ainda que a obra não deve atrapalhar as visitas e missas na Catedral.

50 anos da Catedral

Nas redes sociais, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, comentou sobre a importância do local para o turismo maringaense e também para a comunidade católica da cidade. A Catedral completará 50 anos em 10 de maio de 2022.

Reunião definiu cronograma de atividades para os 50 anos da Catedral de Maringá. (FOTO: Prefeitura de Maringá)

“Tivemos reunião com Dom Frei Severino Clasen, o Diácono Geandré e o pároco da Catedral, padre Dirceu Alves, para tratar sobre os 50 anos da Catedral e a reforma do entorno da igreja. Vamos revitalizar o espaço das fontes e resolver os problemas de infiltração. Assinei a autorização para licitação e, em breve, se tornará realidade”,

comentou Ulisses Maia.

A prefeitura irá criar uma comissão especial do aniversário de 75 anos da cidade, que deverá contemplar ações específicas das comemorações dos 50 anos da basílica.

Por parte da Igreja, uma programação especial deverá ser divulgada ainda em 2021, no dia da Padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória, em 15 de agosto.

As festividades do jubileu da Catedral deverão incluir concertos musicais, concursos de fotografias, celebração solene e outras atividades que ainda estão sendo programadas.