Karla Sofía Gascón está concorrendo ao Oscar na categoria de Melhor atriz com Cynthia Erivo, de “Wicked”, Mikey Madison, de “Anora”, Demi Moore, de “A Substância” e a brasileira Fernanda Torres, em “Ainda Estou Aqui”. Com a indicação, Karla se tornou a primeira mulher trans a concorrer a um prêmio de atuação no Oscar.

A atriz espanhola de 52 anos também ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Cannes por seu papel em Emília Perez.
Conheça a atriz
Nascida na Espanha, a profissional atuou nas séries El Súper, El Pasado es Mañana e Calle Nueva. Quando foi para o México, Karla participou de algumas séries como Corazón Salvaje e El Señor de los Cielos, além de participar do MasterChef Celebrity e Rebelde, série da Netflix.
Emília Perez, estrelado por Zoe Saldana, Karla Sofía Gascón e Selena Gomez conta a história de uma advogada chamada Rita (Zoe Saldana), que trabalha em uma empresa que acoberta crimes. Ela ajuda o chefe de cartel, Juan Del Monte a desaparecer. Juan deseja não somente sumir, mas sim deseja afirmar sua verdadeira identidade, Emília Perez, interpretada por Karla Sofía.
Polêmicas
Recentemente, Gascón se envolveu em algumas polêmicas após o público achar algumas postagens da atriz no X, antigo Twitter. Depois da repercussão de suas falas, a Academia Britânica de Cinema, conhecida como BAFTA, não convidou Karla para a premiação, além de perder diversos outros eventos. Conheça as polêmicas da atriz:
Karla fala de Fernanda Torres
Em entrevista para a Folha de São Paulo, Gascón fez denúncias contra a equipe de Fernanda Torres, acusando-os de promover supostos ataques contra ela.
“O que eu não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho dos outros, como o meu ou o do filme. Há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emília Perez. Isso fala mais dela e de seu filme do que do meu”, disse a atriz.
Xenofobia
Alguns tweets entre 2016 e 2023 da atriz também foram encontrados, onde ela ataca mulçumanos. Em uma publicação feita por Karla, ela diz “quantas vezes mais a história terá que expulsar os mouros (termo pejorativo para se referir aos muçulmanos) da Espanha… ainda não nos demos conta do que significa essa ameaça de civilizações que constantemente atacam a liberdade e coerência do indivíduo. Não se trata de racismo, se trata do islamismo”.
Em outubro de 2010, Gascón também fez ataques xenofóbicos contra os mexicanos,“esses idiotas de merda, filhos de escravizadores, de imigrantes, de assassinos tribais, são os ignorantes da história. Eles atiram pedras na estátua de um homem que procurava uma rota para as Índias, o único culpado pelo nascimento dessa escória ali”, escreveu.
Racismo
Em 2020, após o caso de George Floyd, homem negro que foi morto por policial branco, o movimento Black Lives Matter tomou força e Karla Sofía Gascón publicou no X: “Eu realmente acredito que poucas pessoas se importaram com George Floyd, um viciado em drogas e um traficante, mas sua morte serviu para destacar mais uma vez que há aqueles que ainda considerem os negros como macacos sem direitos e aqueles que consideram que policiais sejam assassinos. Tudo errado”, disse.
Pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, a atriz fez comentários xenofóbicos e contra a vacinação, “a vacina chinesa, além do chip obrigatório, vem com dois rolinhos primavera, um gato que move a mão, duas flores de plástico, uma lanterna, três linhas de celular e um euro para sua primeira compra controlada”, escreveu.
Em outra ocasião, a atriz comentou sobre Ygona Moura, influenciadora que faleceu devido a complicações do Covid-19, na publicação ela escreveu: “Ela deve ter falado mal do Bolsonaro algumas vezes antes de morrer. Pobre colega ignorante de Paty Navidad (uma atriz mexicana que devido a Covid, ficou internada)”.
Depois de toda a repercussão, a atriz desativou sua conta nas redes sociais, e em um comunicado enviado à revista ‘Variety’, Karla se desculpou. Além disso, ela também foi afastada da campanha de Emília Perez.
*Com supervisão de Erick Mota
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui