A influenciadora digital Laleska Alexandre, de 28 anos, morreu na última quarta-feira (5) em decorrência de uma infecção no ovário. Após três dias internada em estado grave e uma cirurgia, a mulher sofreu um choque-séptico e faleceu.

A princípio, a infecção de ovário é uma complicação de uma doença chamada doença inflamatória pélvica (DIP). Geralmente, a DIP é causada por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorréia.
Na maioria dos casos, mulheres com a mesma condição de Laleska Alexandre apresentam dores na parte inferior do abdômen, corrimento vaginal e, em alguns casos, febre e sangramento vaginal. A partir destes sintomas, análises de secreções do colo de útero e ultrassonografia, o médico pode concluir o diagnóstico. No caso da influenciadora, a doença foi identificada durante a cirurgia.
Além disso, a DIP não se apresenta apenas como infecção no ovário. Em alguns casos, a doença também pode ser uma infecção no colo ou revestimento do útero, das trompas, da região ao redor dos ovários ou uma combinação de diversas regiões.
Saiba como tratar doença que matou Laleska Alexandre
Geralmente, a doença inflamatória pélvica pode ser tratada com antibióticos usados para tratar gonorreia e clamídia. De acordo com o site médico Manual MSD, o tratamento imediato é importante para evitar complicações, como foi o caso de Laleska Alexandre.
Em casos de tratamento fora do hospital, a mulher deve evitar praticar atividade sexual até o fim do uso do antibiótico, mesmo que os sintomas tenham acabado. Além disso, todos os parceiros sexuais recentes da paciente precisam ser examinados quanto à presença de gonorreia e clamídia. Como a DIP é geralmente causada por infecções sexualmente transmissíveis, a melhor prevenção é o uso de preservativos durante relações sexuais.
Caso o tratamento via antibióticos orais não funcione, é necessário que a paciente seja internada para receber o medicamento por via intravenosa. Também é preciso realizar a drenagem do abscesso, caso se forme.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!