Através de uma live em seu canal pessoal no YouTube, o humorista Leo Lins se pronunciou sobre sua condenação. De acordo com a decisão da juíza Barbara de Lima Iseppi, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, o comediante deve ser preso em regime fechado por oito anos e três meses, além de pagar multa de quase R$ 2 milhões por piadas preconceituosas contadas em um espetáculo.

leo lins
Essa foi a primeira vez que Leo Lins se pronunciou desde a condenação (Foto: Reprodução/YouTube/Leo Lins)

A princípio, Leo Lins começou o vídeo afirmando que não falava como o personagem que interpreta no palco, mas sim, como ele mesmo. Em seguida, alegou que o condenar por falas dessa persona seria o mesmo que condenar uma atriz por interpretar uma vilã em novela.

“Parece que as pessoas perderam a capacidade de interpretar o óbvio”, criticou. “Limitação cognitiva grave e preocupante.”

Em seguida, o humorista explicou que, ao fazer uma piada taxada como “preconceituosa” em um teatro, é esperado que o público geral entenda que não são suas opiniões reais. Além disso, ele alega que a falta de discernimento sobre o que é real ou não mostra uma falha na sociedade brasileira, afirmando que está sendo “nivelada pelo idiota”.

“Para que rumo está indo a nossa sociedade? Os valores estão sendo invertidos. Um olhar vira um estupro, uma piada vira um discurso de ódio, e a corrupção vira o padrão”, afirmou.

Por fim, Lins agradeceu a todos que o apoiaram durante esse momento e pediu que a população se posicione para que decisões semelhantes não prejudiquem outros comediantes.

“Eu espero que os humoristas, que a classe artística, que as pessoas em geral entendam a gravidade de uma sentença como essa”, disse.

Confira o posicionamento de Leo Lins na íntegra:

“Estão prendendo comediantes por contar piada”, diz humorista em defesa de Leo Lins

Através das redes sociais, diversos colegas de profissão saíram em defesa de Leo Lins. Maurício Meirelles foi um deles, que usou sua conta no X, antigo Twitter, para defender o amigo. De acordo com o comediante, “ninguém deve ser preso pela sua arte”.

Danilo Gentili, Leo Lins e Rafinha Bastos
Humoristas criticaram a decisão de condenar Leo Lins (Foto: Instagram/danilogentili/leolins/rafinhabastos)

“Estão prendendo comediantes por contar piada. E tem comediante apoiando”, publicou.

Além disso, o apresentador e comediante Danilo Gentili separou dez minutos de seu programa de televisão para defender Lins. Conforme Gentili, a decisão de condenar o humorista representa uma falha na sociedade brasileira.

“Uma sociedade que não sabe a diferença entre ficção e realidade, entre piada e verdade, não é uma sociedade do futuro, é uma sociedade pré-tribal”, criticou. “Se a gente, como sociedade, passar a aplaudir decisões que silenciam artistas, independente da arte que elas expressam, algo está muito errado e a gente está na beira do abismo”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.