A Justiça do Rio de Janeiro concedeu o pedido de habeas corpus a Marlon Brandon Coelho, conhecido como MC Poze, nesta segunda-feira (2). O desembargador Peterson Barroso, da Primeira Vara Criminal de Jacarepaguá, justificou a decisão alegando que “não ficou demonstrada a imprescindibilidade da prisão para a investigação.”

MC Poze acompanhado de seguranças
MC Poze estava detido no presídio Bangu 3, no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/Instagram/@pozevidalouca)

Liberdade para MC Poze

A decisão da Justiça veio após a avaliação do desembargador de que a polícia teria agido de forma desproporcional e contrária ao procedimento regular da polícia.

“Pelo pouco que se sabe, o paciente teria sido algemado e tratado de forma desproporcional, com ampla exposição midiática, fato a ser apurado posteriormente. O alvo da prisão não deve ser o mais fraco – o paciente, e sim os comandantes de facção temerosa, abusada e violenta, que corrompe, mata, rouba, pratica o tráfico, além de outros tipos penais em prejuízo das pessoas e da sociedade”, escreveu.

Além disso, Barroso comparou a situação de MC Poze com o escândalo no INSS.

“Registre-se, na oportunidade, que aqueles que levam fortuna do INSS contra idosos ficam tranquilos por nada acontecer e, ao mesmo tempo, prende-se um jovem que trabalha cantando e ganhando seu pão de cada dia, podendo responder à investigação e processo criminal em liberdade. Tais extremos não combinam”, completou.

MC Poze terá que cumprir medidas cautelares

Além da soltura do funkeiro, a decisão determinou que Poze precisará cumprir uma série de medidas cautelares:

  • Comparecimento mensal em juízo até o dia 10 de cada mês para informar e justificar suas atividades;
  • Não se ausentar da Comarca enquanto perdurar a análise do mérito deste habeas corpus;
  • Permanecer à disposição da Justiça informando telefone para contato imediato caso seja necessário;
  • Proibição de mudar-se de endereço sem comunicar ao Juízo;
  • Proibição de comunicar-se com pessoas investigadas pelos fatos envolvidos neste inquérito, testemunhas, bem como pessoas ligadas à facção criminosa Comando Vermelho;
  • Obrigação de entregar o passaporte à Secretaria do Juízo originário.

MC Poze foi preso por suspeita de envolvimento com o Comando Vermelho

MC Poze foi preso na manhã da última quinta-feira (29), apontado como suspeito por envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). Além disso, ele estaria praticando  apologia ao crime por meio de suas composições.

Mc Poze do Rodo é preso
Nas redes sociais, a assessoria de MC Poze tratou a prisão como perseguição. (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo a polícia, os eventos realizados por MC Poze ocorrem predominantemente em territórios controlados pelo Comando Vermelho, facção criminosa que atua no tráfico de drogas no estado. A presença ostensiva de homens armados com fuzis, que fariam a segurança do artista, é comum nesses eventos.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Caio Yuke

Estagiário de jornalismo

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.

Caio Yuke, estagiário cursando o 8º período do curso de jornalismo da PUCPR, com o trabalho voltado principalmente às áreas de Loterias e Esportes, além de atualizações de 'onde assistir' aos jogos.