Em entrevista coletiva, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou que processará a empresa SpaceX, de Elon Musk, devido a poluição causada pelos lançamentos de foguetes ao espaço no país latino-americano.

Elon Musk e Claudia Sheinbaum Pardo, presidente do México
Ambientalistas têm apresentado impactos com poluição e detritos dos foguetes de Musk. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Segundo a presidente do México, a base da empresa de Elon Musk está próxima a fronteira dos Estados Unidos com o México e isso tem causado danos a fontes de água e outras áreas de reserva natural no lado mexicano.

“Estamos revisando (…) tudo que tem a ver com o lançamento dos foguetes que está muito próximo da nossa fronteira, os impactos que isso tem na área e, dentro do marco das leis internacionais, tomar as medidas judiciais necessárias que devem ser tomadas”, explicou Sheinbaum na coletiva.

Grupos ambientalistas têm apontado que os impactos ainda incluem perigo a vida de tartarugas e aves marinhas que habitam próximas a fronteira dos dois países, no sul do Texas (Estados Unidos) e o nordeste de Tamaulipas(México), onde fica o principal centro de operações da SpaceX.

No dia 18 de junho, um foguete Starship da SpaceX explodiu durante um teste terrestre de rotina. Diversos focos de incêndio foram registrados no centro de lançamentos da empresa de Elon Musk.

Antes de processo no México, Musk discutiu com Trump

Donald Trump avalia reality show com imigrantes nos EUA
Donald Trump foi alvo recente dos ataques de Elon Musk. (Foto: Shealah Craighead/Official White House Photo)

No início de junho, Elon Musk utilizou a rede social X, antigo Twitter e a qual é dono, para discutir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O empresário chegou a indicar que Trump é um “criminoso sexual”.

“Tempo de soltar uma grande bomba. Donald Trump está na Lista de Epistein. Essa é a razão dela não ter sido divulgada ao público. Tenha um ótimo dia, DJT (iniciais de Donald John Trump)”, postou Musk na tarde desta quinta-feira (6).

Na sequência, o empresário comentou a própria postagem e disse que “marque esse post para o futuro. A verdade virá à tona”.

Mas, dias depois, Musk apagou as postagens. Não houve um pronunciamento público de Trump sobre o tema, embora em coletivas o presidente também tenha feito ameaças contra o empresário.

“A maneira mais fácil de economizar dinheiro no nosso Orçamento, bilhões e bilhões de dólares, é acabar com os subsídios e contratos governamentais do Elon”, postou Trump também no Twitter.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.