Vítima de tromboembolismo pulmonar, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, Ivan Kley morreu na noite desta quinta-feira (3). O ex-tenista e pai do cantor Vitor Kley, foi um dos grandes nomes do esporte brasileiro nos anos 80, chegando a ser o número 81 do mundo no simples e 56 em duplas pelo ranking da ATP.

O esportista teve como auge o troféu do Challenger de Madri de 1985, ao lado de Givaldo Barbosa. No Brasil, conquistou o tricampeonato brasileiro adulto em 1984, 1988 e 1989. Levantou também as taças do Mundial Interclubes, e das duplas masculinas e mistas, com Fernando Roese e Andréa Meister, respectivamente.
Além dos títulos, chegou a competir em Roland Garros, Wimbledon e US Open. Representando o país, fez parte de equipes na Copa Davis e esteve presente nos Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico, em 1979.
Após se aposentar, o gaúcho tornou-se treinador e diretor da academia ADK Tennis, em parceria com o argentino Patricio Arnold.
“A Confederação Brasileira de Tênis expressa suas mais profundas condolências à família e amigos de Ivan Kley, lembrando sempre de sua dedicação e amor ao esporte, que será eternamente lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e acompanhar sua trajetória”, declarou a Confederação Brasileira de Tênis.
Vitor Kley presta homenagem ao pai
Na manhã desta sexta-feira (4), o cantor Vitor Kley usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao pai, Ivan Kley. Em um carrossel com várias fotos ao lado do pai, o músico se declarou.

“Meu herói de olhos azuis agora é de fato o maior farol. Pai, tu se tornou infinito! Ainda tinha duas coisas que eu queria ter feito contigo. Uma delas eu sei que tu vai ouvir de onde estiver, vai por mim. Enfim, agora tu tá com a mente e o coração em paz, descansa tranquilo e na boa que a gente vai te honrar por aqui. Te amo, doutor, cachorrão. Já te sinto mais forte e presente. ‘Vamos por mais'”, publicou Vitor Kley.
Nota da Confederação Brasileira de Tênis sobre Ivan Kley
Ivan Kley foi um dos grandes nomes do tênis brasileiro, marcando sua carreira tanto nas quadras nacionais quanto internacionais. Com um estilo de jogo vibrante e combativo, ele se destacou como um dos principais tenistas de sua geração. Seu melhor ranking na Associação de Tenistas Profissionais (ATP) foi 81º em simples e 56º em duplas.
Após sua aposentadoria das competições, Ivan seguiu sua trajetória no tênis como diretor da academia ADK Tennis, em parceria com Patricio Arnold, contribuindo para o desenvolvimento e formação de novas gerações de tenistas.
A Confederação Brasileira de Tênis expressa suas mais profundas condolências à família e amigos de Ivan Kley, lembrando sempre de sua dedicação e amor ao esporte, que será eternamente lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e acompanhar sua trajetória.
Com informações do Estadão
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.