O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o X, antigo Twitter, para lamentar o falecimento de Sebastião Salgado. O fotógrafo morreu na manhã desta sexta-feira (23) aos 81 anos de idade em Paris.

Em suas redes sociais, Lula elogiou o “inconformismo” de Salgado com a situação do mundo. Através de seus trabalhos, o fotojornalista tinha o costume de usar a fotografia para criticar a desigualdade social.
Além disso, o presidente também comentou sobre o talento para a fotografia do mineiro. Lula concluiu o texto afirmando que a obra de Sebastião Salgado permanecerá além dele, sendo um “clamor pela solidariedade”.
Confira a homenagem completa de Lula para Sebastião Salgado:
“Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira.
Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade.
Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.
Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço.”
Quem era Sebastião Salgado?
Nascido em Minas Gerais em 1944, Sebastião Salgado iniciou sua carreira de fotógrafo em 1973, visitando mais de 100 países com sua câmera. Ele deixa a esposa, dois filhos e dois netos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui