Quatro empresas apresentaram, na tarde da última quarta-feira (30), propostas para obras que serão realizadas no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o mais antigo de Curitiba. A vencedora do certame licitatório para tomada de preços foi a H.W. Empreiteira de Obras, que ofertou o valor global de R$ 130,3 mil, o menor apresentado.

Haverá benfeitorias no setor de atendimento, que passará por uma reforma geral. “Isso trará benefícios para a população que precisa utilizar o serviço funerário e também para os servidores que trabalham no local”, afirma a diretora do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Patrícia Carneiro.

Novas marquises, que seguem as características do projeto arquitetônico original do Cemitério São Francisco de Paula, irão substituir os atuais toldos, que estão fora do padrão.

Outra melhoria será a substituição de 25 metros quadrados do muro do cemitério na Rua Quari, que estava comprometido. Haverá ainda pintura nas edificações e plantio de grama. Toda a obra será feita com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Obras recentes
A capela do Cemitério Municipal do Boqueirão passou por uma reforma completa, que está em fase de finalização e estará concluída até o feriado de Finados. A obra incluiu troca do piso, reparos em esquadrias e substituição de vidros, entre outras benfeitorias.

Também foram feitas obras de manutenção nas gavetas destinadas aos indigentes nos cemitérios municipais do Boqueirão e Santa Cândida.

Criado em 1950, o Cemitério do Boqueirão conta com aproximadamente 6 mil túmulos e 40 mil sepultados. O Santa Cândida, inaugurado em 1957, possui atualmente 8,6 mil túmulos e 105,8 mil sepultados. O São Francisco de Paula é o mais antigo da cidade, fundado em 1853, e contém aproximadamente 5,7 mil túmulos e 74,3 mil sepultados. O Água Verde, inaugurado em 1888, tem aproximadamente 12 mil túmulos e 96,2 mil sepultados.