As centrais sindicais paranaenses CSP Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT, organizam nesta quinta-feira (11), uma mobilização conjunta em todo o Paraná exigindo a aprovação da pauta trabalhista. As manifestações fazem parte do “Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações – em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores”, ato organizado pelas centrais sindicais e que terá protestos por todo o Brasil.
Em Curitiba e Região Metropolitana, haverá paralisações de protesto e mobilizações em diversos locais desde a madrugada, culminando com um grande ato público na Praça Rui Barbosa, às 16h, reunindo populares, trabalhadores e militantes de todas as centrais sindicais. Manifestações também estão programadas para as cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Paranaguá.
O objetivo é exigir dos poderes executivo e legislativo a aprovação das reivindicações dos trabalhadores e da sociedade como um todo. A pauta é composta por ítens de abrangência tanto nacional quanto estadual. Entre os nacionais, destaca-se o fim do Projeto de Lei que amplia a terceirização, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e o fim do fator previdenciário. Entre as pautas estaduais, estão a redução da tarifa do pedágio e a implantação de um sistema permanente de reajuste do salário mínimo regional.