A Praça do Gaúcho, no São Francisco, recebeu na tarde desta terça-feira (12) o primeiro dos 24 paraciclos que serão instalados no centro de Curitiba. Algumas vagas de EstaR espalhadas pela cidade devem dar espaço aos equipamentos, que têm vagas para até dez bicicletas. A instalação dos paraciclos deve acontecer em até 30 dias.

No centro, os 24 locais definidos para abrigar os novos paraciclos são: Rua Riachuelo com Rua Treze de Maio, Rua Trajano Reis com Rua Treze de Maio, Rua Trajano Reis com Rua Inácio Lustosa, Avenida Marechal Deodoro com Rua Monsenhor Celso, Avenida Marechal Deodoro com Rua Barão do Rio Branco e Travessa da Lapa, Avenida Marechal Deodoro com Conselheiro Laurindo, Praça do Gaúcho, Biblioteca Pública, Mercado Municipal (Rua da Paz), Praça Rui Barbosa, Praça Ouvidor Pardinho, Praça Carlos Gomes, Rua João Negrão, Rua Nilo Cairo, Terminal do Guadalupe, Rua Schiller com Rua Itupava, Passeio Público, Parque Barigui (Salão de Atos), Parque Barigui (Casa Amarela), Bosque João Paulo II, Museu Oscar Niemeyer e Largo da Ordem.

Os projetos fazem parte de uma política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Além do investimento em infraestrutura e campanhas de incentivo ao ciclismo, a prefeitura municipal prevê a ampliação de quase 31 km em ciclovias.