Aproximadamente dois mil médicos de Curitiba protestaram, na manhã desta quarta-feira (3), contra a contratação de profissionais estrangeiros pelo governo federal. Médicos Cubanos poderão ser trazidos para o país com o objetivo de suprir a falta de profissionais no interior do Brasil.

A manifestação aconteceu às 10h30, na Boca Maldita, centro da capital. Os participantes usaram jaleco branco, nariz de palhaço e faixa preta no braço. As demais cidades do estado também farão o protesto ainda nesta quarta-feira (3).

Entenda

Para os médicos, o país tem número suficiente de profissionais para suprir a demanda. Eles defendem uma boa estruturação das unidades de saúde e a criação de melhores planos de carreira. Segundo a categoria, o baixo investimento do governo na saúde pública é o principal problema do setor.

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 25 de junho, que criará 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) até 2015. De acordo com a pasta, serão contratados profissionais que se formaram no exterior para ocupar os postos que não forem preenchidos por médicos com diplomas brasileiros.

O governo deve criar programas de autorização especial para que os médicos que se formaram fora do país só possam atuar na atenção básica, nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. Caso sejam aprovados no Revalida, esses médicos terão liberdade de trabalhar em qualquer lugar do país.