Curitiba - A cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba, deu início à Semana da Pátria nesta segunda-feira (1º), e contou com a presença do governador do estado, Ratinho Junior, representantes das forças de segurança estaduais e das Forças Armadas. Durante o evento, a Pira com o Fogo Simbólico da Pátria foi acesa e permanecerá desta forma até o dia 7 de setembro.

Além do governador, o evento que celebra os 203 anos da Independência do Brasil também contou com a presença de estudantes de escolas cívico militares, educação especial e Guarda Mirim.
A Semana da Pátria marca o recebimento do Fogo Simbólico, que foi aceso em Brasília e distribuído pelo território nacional. Para o governador Ratinho Júnior, celebrar a independência do país representa liberdade.
“A comemoração da Semana da Pátria é um ato simbólico importante, 203 anos que o Brasil passou a ter independência como nação, como País. Cabe a cada um de nós, cidadãos, fazer a sua parte para fortalecer o Brasil”, afirmou o governador.
Durante o discurso, Ratinho Junior reforçou que a data é o momento ideal para a união das pessoas. “A Semana da Pátria é importante para transmitir a mensagem de que a paz é melhor do que a guerra”, disse.
Semana da Pátria e desfile de 7 de Setembro em Curitiba
O desfile de 7 de Setembro acontece no próximo domingo, na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.
Com a expectativa de reunir milhares de pessoas, estudantes, entidades civis e militares, como Polícias Militar, Civil, Penal e Científica, o Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Aeronáutica também participarão do tradicional desfile.
Para o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, a Semana da Pátria é uma maneira de resgatar a história brasileira.
“A abertura da Semana da Pátria já é tradicional e antecede os eventos de 7 de setembro. É um resgate à nossa história e à civilidade. A Proclamação da Independência representa muito para o Brasil”, afirmou.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui