A cevada promete boa safra no Paraná neste inverno. Neste ano, foram semeados 51 mil hectares com o cereal no Paraná. A Produção no estado deve chegar a 205 mil toneladas e o principal destino do grão são as indústria cervejeira. O preço pago ao produtor pela saca de cevada está aquecido no mercado interno. Segundo o Deral, os valores têm se mostrado atrativos, R$ 34 a saca de 60 kg, preço estimado para 2015.
Colheita retomada
E a colheita do café foi retomada de forma mais intensa nesta semana, estima-se que aproximadamente 50% da produção já foi colhida. Apesar da produtividade ser boa, a qualidade dos grãos foi prejudicada pelo excesso de chuvas e umidade.
Preços menores
Há um desânimo em boa parte dos produtores de café, pois terão que vender a produção com preços menores e estão tendo aumento nos custos de produção devido a maior mão de obra necessária para colheita e retirada da produção que caiu no chão.
Comerciantes assustados
E os comerciantes de sementes estão assustados com a baixa procura pela semente de milho para safra de verão, vamos ter novamente diminuição na área plantada, a soja será novamente a escolha do produtor, seguida pelo feijão, que mantem bons preços no mercado.